10 erros na hora de criar um logotipo

. terça-feira, 20 de outubro de 2009

Todo mundo sabe que a coisa mais bem vista de uma empresa, hoje em dia, é a identidade visual, não adianta encher seu escritório de equipamentos high-tech e não gastar o mesmo na sua identidade, parece mentira, mas no século XXI tem gente que ainda acha que gastar dinheiro com agências de publicidade ou design é perda de dinheiro, mas a Full Quantium esta aqui para resolver isso, e trouxe 10 coisas que você empresário deve evitar quando estiver "afim" de investir nessa "bobeira" de publicidade.

1 - Gastar dinheiro com amadores.

Pense, uma empresa profissional deve ter um logotipo profissional. (favor não confundir amadorismo com pouca experiência, ser amador é não ser profissional e tem muita gente com mais de 20 anos no mercado que ainda é amador.)

Aqui estão as razões mais comuns pelas quais muitos logos parecem amadores:

► O empresário queria economizar dinheiro, projetando o logotipo com rapidez.
► Um favor de algum amigo ou parente que afirma conhecer um pouco sobre design gráfico.
► São encomendados com pessoas erradas.
► Terceirizando o trabalho através de um design de sites diversos da concorrência, que são majoritariamente habitados por designers amadores.
► O trabalho foi dado a uma empresa online que oferece logotipos realmente baratos.

Se você pensa ou optou por algumas dessas opções você tem 99% de chances de ter um negócio desastroso.

Aqui estão as vantagens de contratar um designer profissional para criar seus logotipos:

►Seu logo será único e memorável.
►Você não vai correr em quaisquer problemas na linha de reprodução com ele.
►Seu logo terá uma vida útil mais longa e não precisa ser redesenhado dentro de alguns anos.
►Seu logo vai ser profissional.

2. Prender-se demais às tendências



Imagine se todas as logo's do mundo tivessem a mesma tendência? como haveria forma de pensar em uma identidade se todo mundo faz tudo mundo "na moda"? Eu costumo dizer que o maior exemplo do mundo é a logomarca da Coca-Cola, faz mais de 100 anos que não muda nenhum hífen nesse nome.

3. Usar Imagens Rasterizadas



Vamos pensar, logomarca é algo que deve ser mutável, pois a minha logo deve ser útil tanto para cartões como para o outdoors, então deve ser feito com programas vetoriais como Adobe Illustrator ou Corel Draw, nunca Photoshop, faço uso do CS3 e nunca vou reclamar, mas lembre-se, Photoshop é para fotos, trabalhos de impressão e vetores é Corel Draw ou Illustrator.

As principais vantagens dos gráficos de vetor para o desenho da logomarca são:

►O logotipo pode ser redimensionada em qualquer tamanho sem perder qualidade.
►A edição do logotipo, mais tarde, é muito mais fácil.
►Pode ser adaptado para outras mídias mais facilmente do que uma imagem raster.

4. Usar Bancos de Imagens na criação do logo



Bancos de imagens, o nome já diz, banco, lá qualquer um que tem dinheiro pode ter o que quer, imagine se qualquer dia desses você encontra uma empresa com o nome idêntico o da Coca-Cola, daria pena né? Esse tipo de problema acontece muito com Designer's amadores que resolvem pegar imagens pra trabalho nesses bancos, não é crime, só que meu amigo, seria uma vergonha se esse exemplo que eu dei acontecesse com a sua empresa. Pelo menos eu acho.

5. Projetando a sua identidade no logo, no lugar da do cliente



Alguns designer's tem o grande erro de usar a fonte que mais quer usar, e não estudar a fonte que o cliente precisa, imagine eu colocar o nome de um escritório em uma letra Gothic, que vexame.

Colocar a logomarca do seu negócio no trabalho do seu cliente é esdrúxulo, FIQUE FOCADO NO SEU TRABALHO E NÃO NO PRÓXIMO CLIENTE!

6. Complexo demais!



Não exagere nos detalhes, estamos na era do "clean" e não é legal dificultar o entendimento daquilo que você mais quer que seja compreendido, deixe isso para as campanhas que peçam isso, logos são outra história.
Lembre-se: Ser simples é ultrapassar o tempo, olhe para a identidade corporativa da Nike, McDonald’s e da Apple, a Coca-Cola é outra história.

7. Depender das cores para passar a mensagem



Um dia, inevitável, seu cliente ira utilizar a sua logo sem cores, e imagine se a logo não fizer sentido? portanto o ideal é conhecer a logo sem cores primeiro, por que assim a cor é apenas um efeito psicológico a mais e não todo o efeito.

8. Escolher fontes pobres



Um erro fatal e amador é escolher a fonte errada, imagine um trabalho sensacional e você coloca a fonte Comic sans? vai ficar destroçado o seu logotipo, o estranho é que tem gente que acha que a fonte é só um dos por menor.

9. Usar muitos tipos de fontes



Usando muitas fontes, é como tentar mostrar a alguém um álbum inteiro de uma vez. Cada tipo é diferente, e o espectador precisa de tempo para reconhecê-lo. Vendo muitos de uma só vez, irá se confundir.

Usar um máximo de duas fontes de pesos diferentes é prática padrão. Limitar o número de fontes para este número aumenta significativamente a legibilidade de um projeto do logotipo e melhora o reconhecimento da marca.

10. Copiar logotipos

Este é o maior erro de um designer de logos de todos e, infelizmente, é cada vez mais comum. Conforme mencionado, o propósito de um logotipo é representar um negócio. Se ele tem a mesma aparência de alguém, ele não cumpriu a sua função. Ninguém ganha com a copia! Nem o cliente e muito menos o designer.

1 comentários:

Anônimo disse...

a logo do topo é um ótimo exemplo de amadorismo