Plágio

. segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Engraçado, eu como bom garoto adoro ver televisão, e como pessoa que esta por dentro eu ando vendo a recente ascensão que vem tento a Record, mesmo com escândalos e “picuinhas” vem se mantendo firme e isso, diga-se de passagem, é impressionante e como muita gente o meu complexo de conspiração, por parte da Globo, me dá uma pontinha de alivio, ao ver a toda poderosa começar a ficar pra trás (não confundir, querendo ou não a Globo tem muita informação pra passar e é burrice dizer “ali só tem besteira, são alienadores”).

Até a presente semana passada eu estava pensando em como a Record conseguiu imprimir uma grade boa o suficiente pra deixar pra trás quase todos os programas globais, e cheguei a conclusão de que foi tudo no “jeitinho brasileiro”. Por que? Simples, pegaram tudo que a sua concorrente tem de melhor e, simplesmente, melhoraram, brilhante não? Só que pisaram na bola com o seu novo “invento”, o R7, então chego a minha questão, PLAGIO, será que podemos considerar isso plagio? Será que eles simplesmente não tem culpa alguma pelo fato da Global ter feito quase tudo e só sobrou copiar? Esta ai uma coisa interessante, vamos aos pontos que a Record mexeu.
- Trocou quase toda a grade, mantendo apenas os intocáveis.
- “Pegou” os “jornalistas”(ninguém sabe mais quem é formado ou não), que a concorrente não aproveitou.
- Criou programas, na verdade copiou programas da globo, até em formato e notícias.
- E perdeu as únicas coisas que a rotulavam, no bom sentido, os filmes e os bons seriados, nada contra “Everybody hate Chris”.
Fez isso de um modo muito bom, sem contar nas coberturas que resolveu fazer, jogos de inverno, futebol europeu, algumas corridas. Mas provavelmente o mais bizarro foi “A Fazenda”, tá. Teve gente que gostou, achou um charme só que eu já assisti “A, verdadeira, Fazenda”, e eu nunca vi uma fazenda tão parecida com um Big Brother na minha vida.
Bom, tá certo que os bons ainda residem na “inimiga” e a Record não fez nenhum crime, só aproveitou o que é bom e melhorou, já que se você pensar bem, todo mundo que foi pra lá se mostrou muito melhor.
Isso foi uma amostra dá grande habilidade da Record em utilizar mão-de-obra ou da Globo em mostrar total incompetência em se tratando de jornalismo?
Isso só o prazo vai dizer.